Com uma variedade de pratos e cardápio rotativo, os restaurantes Donna Pinha e Sta Truta, oferecem opções diferenciadas em seis festivais que a chef Anouk Vs. Rosa promove durante o ano todo em Santo Antônio do Pinhal.

Nessa época do ano, quando a temperatura cai e o inverno se faz presente, as casas apresentam todas as noites uma sequência de fondues com entrada na de queijo, depois carne, calabresa e frango, finalizando com a de chocolate.

Destaque também para o Avestruz ao Molho de Framboesa, Medalhão Donna Pinha, além de saborosas Casquinhas de Truta Defumada, Moquequinha de Truta e a famosa linguiça de truta. Também especialidade das casas. Para os enófilos ambas oferecem uma vasta variedade de vinhos, contando com uma adega que armazena mais de 120 rótulos.

Segundo a Revista Época, “conhecer os restaurantes de Anouk e suas receitas é, sem exagero, o melhor pretexto para visitar Santo Antônio do Pinhal. Todo esse sucesso foi adquirido com a qualidade e a gastronomia dos festivais que a chef promove durante o ano todo. Confira alguns deles:

Festival de Fondue

Em julho a casa apresenta em todas as noites uma sequência de fondues com entrada na de queijo, depois carne, calabresa e frango, finalizando com a de chocolate. Além de tudo isso os visitantes ainda podem apreciar o Chenoise de carne cozido em um caldo especial de funghi secci.

Festival do Pinhão

Entre os meses de abril e julho o destaque fica por conta do pinhão com pratos que vão desde entrada, prato principal à sobremesa. Destaque para a truta e medalhão com pinhão e a torta de whisky com pinhão.

Festival da Alcachofra

Na primavera, a partir do final de agosto até outubro, acontece o mais curto dos festivais, porém mais tradicional, já que a chef prioriza ingredientes cultivados na cidade de Santo Antônio do Pinhal. Destaque para a entrada de casquinha defumada servida no fundo de alcachofra, carret de cordeiro com coração de alcachofra e molho balsâmico.

Festival de Cogumelos

Entre outubro e novembro enfatiza os cogumelos, shitake, shimeji, porto belo e paris. Destaque para a truta ao molho de shitake e purê de yasabe, fettuccine ao mix de cogumelos e presente de cogumelos.

Festival de Frutas Vermelhas

Para finalizar, acontece de dezembro a fevereiro o festival das frutas com pratos feitos com amora, mirtilo e framboesa. Vale a pena saborear avestruz ao perfume de framboesa com queijo Brie, carret ao molho de mirtilo, taça de frutas vermelhas com suspiro e as saborosas caipirinhas com a pinga da região.

Festival da Quaresma

Após o Carnaval e terminando somente na Páscoa é possível saborear pratos à base de peixe, como moquequinha ou truta defumada com molho bechamel.

fotoComo se não bastasse os benefícios de uma boa alimentação preparadas pela chef Anouk, os restaurantes Donna Pinha e Sta Truta, tem a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social. Pensando dessa maneira, diversas ações são desenvolvidas no sentido de semear novas ideias e transformar pequenas atitudes em grandes soluções para a qualidade de vida no planeta.

Por exemplo, além do lixo que é reciclado, todo o óleo utilizado pelos restaurantes, são reciclados e doados para a APAE. O mesmo acontece com a arrecadação de impostos que são revertidos para a instituição.

A chef Anouk também ajuda outras instituições carentes com o Projeto do Grupo Ganso. Trata-se de um grupo de mulheres, que se dedicam à profissão, filhos, netos, maridos e amigos, sem perder o olhar para as necessidades do OUTRO com ações sociais variadas: colaboram na área da educação, saúde e cultura, atendem às solicitações de diversas entidades em suas necessidades prementes.

Além dos dois restaurantes, Anouk Vasconcelos Rosa se dedica a uma fábrica de peças em couro na vizinha Campos do Jordão. Parece muito para uma pessoa delicada como ela, mas quem a vê transbordando de energia entende logo como, além de tudo isso, ela ainda consegue tocar o Donna Pinha Eventos & Buffet. Um serviço que busca manter a arte de servir com requinte os sabores da montanha.


Fonte: Temporada de Inverno / JC

Tags:

VEJA TAMBÉM

Santo Antônio do Pinhal recebe a 18ª Edição do Festival da Alcachofra

O XVIII Festival da Alcachofra que começa na segunda quinzena de setembro e vai ...

Cozinha da Mantiqueira

Chef Anouk Vasconcelos revela os sabores da Serra da Mantiqueira em Santo Antônio do ...

Casa da Chef: Aribnb Campos do Jordão

A Chef Anouk, proprietária do restaurante Donna Pinha, decidiu criar uma experiência única para ...

Festival do Pinhão

Santo Antonio do Pinhal sedia 10º Festa do Pinhão, com produções servidas nos restaurantes ...

Torne-se um membro do Clube Wbeer Bier Hub

O WBeer.com.br é um site e clube de cervejas que tem o objetivo de ...

Campos do Jordão, a Terra do Chocolate

O clima frio leva a uma maior necessidade de alimentos energéticos e a própria ...