O XVIII Festival da Alcachofra que começa na segunda quinzena de setembro e vai até o início de novembro é um evento gastronômico esperado o ano inteiro. Turistas e gourmets de todo o país, visitam a cidade de Santo Antonio do Pinhal, onde acontece o festival com destaque para o Restaurante da Donna Pinha, da Chef Anouk que completa 18 anos, desde quando ela decidiu criar o Festival da Alcachofra.

    O evento tem início no dia 22 de setembro e segue até novembro, durante quarenta dias para que as pessoas que visitam a cidade possam aproveitar o ingrediente no auge da safra.

    O tempo passa e o Donna Pinha fica ainda mais atraente, assim como o Festival que a cada ano revela surpresas especialmente elaboradas pela chef. Nesta edição, Anouk incluiu duas novidades no menu: Alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia (opção vegana) e o Petit gateau especial de flores.

    Por sinal, as flores não vão faltar no evento que abre oficialmente no primeiro dia da Primavera, acompanhando a “estrela” do cardápio, a alcachofra, em um verdadeiro Festival de aromas e cores. As harmonizações incluem cervejas locais, vários rótulos de vinhos e até a famosa caipirinha, que também ganha flores em sua composição.

    Além das entradas e pratos principais a base de alcachofras, a casa irá funcionar com seu menu tradicional. Funcionamento: Segundas, terças e quintas-feiras (quarta não abre), das 11h às 17h (almoço). Sextas e sábados, das 12h às 17h (almoço) e das 19h às 22h (jantar). Domingo: das 11h às 19h (almoço e jantar).

    Alcachofra Donna Pinha 1

    Há 20 anos, na Serra da Mantiqueira, a Chef Anouk reúne no Donna Pinha sua paixão por receber com os ingredientes que a serra oferece, como é o caso das alcachofras, produzidas na própria região.  Formada em sommelier e pós-graduada em gestão financeira de restaurantes, ela acumula conhecimentos que fazem do Donna Pinha um lugar mágico no meio da Mantiqueira. “É uma história de parceria e paixão pelo que a terra nos traz”, finaliza.

    Alcachofra Donna Pinha 4

     

    MENU DO XVIII FESTIVAL

    ENTRADA: Fundo de alcachofra com recheio de truta defumada com parmesão; Fundo de alcachofra com recheio de mix de cogumelos gratinada com muçarela; Fundo de alcachofra com brousin e feta gratinada; Alcachofra (flor inteira) ao vinagre de frutas vermelhas; Alcachofra (flor inteira) recheada de gorgonzola.

    Alcachofra Donna Pinha 2

    PRINCIPAL: Alcachofra (flor inteira) com fettuccine ao mix de cogumelos e azeite de ervas (opção vegana); Risotto de arroz negro com fundo de alcachofra servido na flor de alcachofra (opção vegana); Alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia (opção vegana); Papillote de truta com fundo de alcachofra feita no vapor acompanha legumes no vapor; Truta com molho de laranja e vinho com fundo de Alcachofra acompanha purê de mandioquinha; Carret de cordeiro com fundo de alcachofra e molho de vinho acompanha arroz negro; Filet mignon ao molho de vinho com fundo de alcachofra acompanha batatas; Carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra acompanha purê de mandioquinha.

    Alcachofra Donna Pinha

    SOBREMESA: Bolo de lavanda com limão siciliano; Sorbet de frutas vermelhas com couli de amora e flores; Crème Brûllèe com caramelo de rosas; Petit gateau especial de flores.

    Alcachofra Donna Pinha 3

    Conhecer o restaurante da Chef do Donna Pinha e suas receitas é, sem exagero, o melhor pretexto para visitar Santo Antônio do Pinhal que oferece ao turista diversas outras atrações como as cachoeiras, o Pico Agudo (com rampa para saltar de asa delta e parapente) e a vista da Pedra da Baú.

    O Restaurante Donna Pinha está localizado à Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647, no Centro de Santo Antônio do Pinhal. Telefone: (12) 3666-2669.

    Mais informações no site www.donnapinha.com.br ou nas redes sociais do Facebook: fb.com/donnapinha e no Instagram: @donna_pinha.

    XVIII Festival da Alcachofra


    Fonte: Jornalismo Colaborativo

    Tags:

    VEJA TAMBÉM

    Torne-se um membro do Clube Wbeer Bier Hub

    O WBeer.com.br é um site e clube de cervejas que tem o objetivo de ...

    A temporada de inverno sempre pede um bom vinho

    O vinho possui uma enormidade de fãs no mundo inteiro, e isso não é ...

    Campos do Jordão: A terra do chocolate

    O clima frio leva a uma maior necessidade de alimentos energéticos e a própria ...

    Tori: Monumento japonês em São José dos Campos

    Monumento nikkei, em solo joseense, visa mostrar o reconhecimento à contribuição da comunidade japonesa ...

    Evento em São José dos Campos debate os desafios do setor aeroespacial

    O IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação que será realizado nos dias ...

    A pérola da mantiqueira

    Com aquele clima agradável de montanha, ar puro e muito verde, a cidade de ...