anoukO XVII Festival da Alcachofra que começa na segunda quinzena de setembro e vai até o incío de novembro é um evento gastronômico esperado o ano inteiro. Turistas e gourmets de todo o país, visitam a cidade de Santo Antonio do Pinhal, onde acontece o festival.

A Chef Anouk Migotto decidiu criar, há oito anos, o Festival da Alcachofra de Santo Antônio do Pinhal.

Conhecer o restaurante de Anouk e suas receitas é, sem exagero, o melhor pretexto para visitar Santo Antônio do Pinhal até 01 de novembro, último dia do festival.

O festival se limita à determinação de Anouk. Apenas ela, em seus dois restaurantes, faz questão de aproveitar o ingrediente no auge da safra. Ninguém mais. É possível visitar um produtor? Sim, mas o passeio nem tem tanta graça se comparado às outras possibilidades da região, de ótimos ceramistas a uma cervejaria artesanal, passando pelo alambique artesanal A Bodega, que oferece dezenas de opções da bebida, a Casa da Mata, onde um jovem casal cultiva shitake, a fazenda Renópolis, com seus 70 tipos de chás orgânicos, além de bolos, tortas e muito mais – sem contar as cachoeiras, o Pico Agudo (com rampa para saltar de asa delta e parapente) e a vista da Pedra da Baú…

De tudo que só entra no cardápio dos dois restaurantes na alta estação, vale começar pela entrada mais criativa: a casquinha de truta sobre fundo de alcachofra.

Mas o que salta aos olhos (e também ao paladar) é o fetuccine com shitake, cogumelos Paris e porto belo, shimeji branco e negro, servido na flor de alcachofra.

Além da bela apresentação, é daqueles que deixa o melhor para o final: depois de comer a massa, chega-se às pétalas e ao fundo da alcachofra – curtido em todo o tempero que decanta do refogado de cogumelos. Palmas para a chef, que além de cuidar de todos os detalhes ainda mantém no Donna Pinha um pianista capaz de emendar Cole Porter com Beatles sem desperdiçar uma nota. Se você conseguir, guarde espaço para a sobremesa: há sorvetes artesanais de chocolate belga e de frutas vermelhas.

Fonte: Revista Época SP

Tags:

VEJA TAMBÉM

A gastronomia em Campos do Jordão

É bem verdade que Campos do Jordão é uma cidade de clima maravilhoso, de ...

Casa da Chef: Aribnb Campos do Jordão

A Chef Anouk, proprietária do restaurante Donna Pinha, decidiu criar uma experiência única para ...

Gastronomia do Norte do Brasil no Vale do Paraíba

Juntando as delícias da culinária da região Norte do Brasil, com um ambiente agradável ...

Flambee - pizza crocante francesa

Conheça a Flambée – iguaria francesa que parece uma pizza

A descrição deste prato já deixa com água na boca: Massa fininha e crocante, ...

Festival do Pinhão

Santo Antonio do Pinhal sedia 10º Festa do Pinhão, com produções servidas nos restaurantes ...

Saiba onde comer bem em Santo Antônio do Pinhal

Com uma variedade de pratos e cardápio rotativo, os restaurantes Donna Pinha e Sta ...