A natureza é um espetáculo à parte em Santo Antônio do Pinhal. O verde deu nome ao município: homenagem às centenas de araucárias que enfeitam a região e que nesta época do ano produzem o pinhão, semente bastante usada na culinária.

Os culinaristas locais são criativos. As receitas desenvolvidas viraram até estrelas de festival gastronômico.

As delícias são servidas na praça central e têm para todos os paladares. A semente é usada no pastel de queijo, no kibe, no cuscuz, no antepasto de berinjela, sem contar as opções doces. Tem brigadeiro de pinhão, pão de mel, bolo, bombom e rocambole.

Os restaurantes da cidade também participam do festival. A truta com molho branco de pinhão faz sucesso com os turistas. Anote a receita.

Ingredientes
1 truta limpa inteira
Sal
Pimenta do reino
Orégano
2 colheres de sopa de manteiga
100 gramas de pinhão pré-cozido e cortado em fatias
150 gramas de molho branco

Modo de preparo
Cozinhe o pinhão com água na panela de pressão por 40 minutos. Abra a casca, retire as sementes e coloque na frigideira com um pouco de manteiga. Deixe marinar por 10 minutos. Acrescente o molho branco e depois de cinco minutos está pronto.

A truta deve ser grelhada por cinco minutos em cada lado. Jogue o molho por cima e está pronto o prato. Arroz branco acompanha.

Fonte: G1, Globo.com em Globo Rural

Chef Anouk Rosa revela os sabores da Serra da Mantiqueira em Santo Antônio do Pinhal

Uma paixão que começou cedo: a gastronomia. Uma criança de 11 anos de idade que já fazia a festa do irmão e dos amigos. Aos 17 anos recebia encomendas para fazer bolos; também preparava jantares particulares.

Para a chef Anouk Vasconcelos, o importante é a valorização dos ingredientes locais, para com excelência, transformar o simples em requintado. Utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade e sem desperdícios.

Sua cozinha é baseada em ingredientes frescos de excelente qualidade, e com muita criatividade, aposta na criação de novos pratos com ingredientes especiais.

Aos 35 anos, formada em gastronomia pelo SENAC, acumula uma experiência de 8 anos como proprietária de restaurante, responsável pelo fogão. Filha de pais franceses recebeu da descendência forte influência em sua cozinha, Anouk cresceu ajudando os pais na cozinha a prepararem comida francesa, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores.

Casada, mãe de 4 filhos, divide seu tempo entre os restaurantes Donna Pinha e o Santa Truta, ambos em Santo Antônio do Pinhal, local que escolheu para morar e desvendar os sabores de uma das regiões mais bonitas de montanhas de araucárias.

Confira também o Festival do Pinhão em Santo Antônio do Pinhal.

Informações também no Blog do Evento http://festivaldopinhao.blogspot.com

Conheça os restaurantes da Anouk www.donnapinha.com.br e www.statruta.com.br

VEJA TAMBÉM

Gastronomia do Norte do Brasil no Vale do Paraíba

Juntando as delícias da culinária da região Norte do Brasil, com um ambiente agradável ...

Cozinha da Mantiqueira

Chef Anouk Vasconcelos revela os sabores da Serra da Mantiqueira em Santo Antônio do ...

Sobre Machu Picchu e outras histórias

Há duas décadas atuando como professor de Inglês e há cinco anos no ICBEU, ...

carros de frente

Bateria acabou no meio da viagem? O que fazer?

Bateria é um item extremamente importante, afinal, sem ela você não faz o mais ...

pneus na estrada

Quando usar tampão no furo do pneu?

Um furo no pneu é sempre algo que torna a viagem algo desgastante. É ...