De acordo com o Ministério do Trabalho, as funções de Porteiros e Vigias Noturnos são descritas como: “Zelar pela guarda do patrimônio e exercer a observação de estabelecimentos comerciais, bem como fabricas, armazéns, supermercados, edifícios públicos, privados e quaisquer outros tipos de estabelecimentos, inspecionando-os sistematicamente e fiscalizando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Os porteiros controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encami­nhando-as para os lugares desejados. São também responsáveis por receber hóspedes em hotéis, acompanham pessoas e mercadorias; alem de realizar manutenções simples nos nos locais de trabalho”.

A função de porteiro e vigia de condomínio são bem similares. Os próprios empregadores já restringem o trabalho de porteiro ao ambiente da portaria e o vigia, fica sendo responsável pela ronda.

Ambos tomam conta do estabelecimento, controlam a entrada de pessoas e veículos. Exercem funções básicas de orientações, não sendo responsáveis por intervenções de segurança, já que nenhuma dessas funções requer treinamento armado ou cursos específicos para a função na área.

A diferença entre porteiro, vigia e vigilante, se baseiam no ponto de vista técnico. No caso especifico do vigilante, requer treinamento e licença para o porte de armas, com previsão na Lei 7.102/83, que é endereçada a estabelecimentos financeiros como Bancos, por exemplo, ou qualquer outro local onde são guardados valores ou grande movimentação de numerário.

O Dia Nacional do Vigilante é 20 de Junho e uma das empresas líderes no mercado de Segurança e Serviços, é o Grupo Souza Lima. Com mais de 8 mil funcionários com certificação de segurança, os colaboradores da empresa recebem treinamento de Qualidade Reconhecida.

A profissão em voga exige, além de um bom atendimento, muita atenção. Por isso, o vigia, assim como o porteiro, devem permanecer sempre em alerta. Isso significa que o profissional dessa categoria precisa ter a capacidade de reconhecer as situações ou condições que possam configurar riscos ao patrimônio público ou privado e, principalmente, resguardar a segurança das pessoas.

Fonte: Grupo Souza Lima


Tags:

VEJA TAMBÉM

filtro de óleo

O que é o filtro de óleo e como não deixar que ele atrapalhe sua viagem?

A troca de óleo é uma medida preventiva, que deve ser executada de maneira ...

Como economizar gasolina quando ela está acabando?

Como economizar gasolina quando ela está acabando?

Você acaba de sair do trabalho, levando alguns colegas de carona e ainda planeja ...

Estudo Científico sobre Jornalismo Colaborativo é referência no Congresso de Ciências da Comunicação

Organizado desde 1977, o Intercom reúne todos anualmente, cerca de 3500 pesquisadores, profissionais e ...

carro na rua com buraco

Dicas para evitar quebrar o carro nas ruas esburacadas

A viagem está transcorrendo de maneira bastante normal e, de repente, você não consegue ...

Inglês para quem vai viajar no exterior

É verdade que a língua inglesa ocupa uma posição de destaque entre os idiomas estrangeiros. ...

Conheça o Vila Tertúlia e concorra a uma diária incrível em Gonçalves

A promoção é uma iniciativa do empreendimento imobiliário Vila Tertúlia, em Gonçalves. A cidade faz divisa com ...