Flambee - pizza crocante francesa

    A descrição deste prato já deixa com água na boca: Massa fininha e crocante, coberta com um denso creme de queijo e recheada com bacon e cebola. Essa é a receita tradicional desta iguaria francesa que muito se assemelha com a nossa pizza. Típica da Alsácia, região localizada no leste da França (fronteira com alemã e suíça), a Flambée surgiu como uma tradição campesina.

    Na época era comum que cada cidade possuísse seu um padeiro, um forno e um pão característico. E uma única fornada era produzida para todos. Dessa forma, quando o inverno rigoroso chegava e as famílias retornavam do trabalho no campo, os padeiros faziam um pequeno agrado e abriam a massa que sobrava da confecção desses pães. A tradição foi virando festa e se espalhou pelos vilarejos da região. As famílias se reuniam envolta do forno e a Flambée, que era servida inteira, era partilhada para todos.

    No Rio de Janeiro é possível degustar esta iguaria no Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca, que tem seu nome batizado em homenagem ao prato. De acordo com Maria Marta Fragoso, chef do Flambée, o investimento para trazer a tarte Flambée original foi alto. “Vivi mais de 20 anos na região da Alsacia e quis trazer essa tradição na mala. Guardei na memória todo aprendizado da gastronomia francesa, mas trouxe comigo o forno à lenha que faz a Flambée perfeita”, afirmou a chef.

    Curiosidade – Partido à francesa

    A expressão “cortar à francesa” vem da forma como a Flambée era servida. Como as famílias eram sempre numerosas, as peças eram colocadas inteiras à mesa e cortadas em pedaços quadrados e exatamente iguais. Tradição que virou expressão popular comum entre os brasileiros.

    VEJA TAMBÉM

    Torne-se um membro do Clube Wbeer Bier Hub

    O WBeer.com.br é um site e clube de cervejas que tem o objetivo de ...

    A gastronomia em Campos do Jordão

    É bem verdade que Campos do Jordão é uma cidade de clima maravilhoso, de ...

    Campos do Jordão: A terra do chocolate

    O clima frio leva a uma maior necessidade de alimentos energéticos e a própria ...

    Manual da Chef Anouk para enfrentar a crise

    “Empatia! É a palavra de ordem para esse período!”, é uma das seis dicas ...

    Campos do Jordão, a Terra do Chocolate

    O clima frio leva a uma maior necessidade de alimentos energéticos e a própria ...

    Gastronomia do Norte do Brasil no Vale do Paraíba

    Juntando as delícias da culinária da região Norte do Brasil, com um ambiente agradável ...