De acordo com o Ministério do Trabalho, as funções de Porteiros e Vigias Noturnos são descritas como: “Zelar pela guarda do patrimônio e exercer a observação de estabelecimentos comerciais, bem como fabricas, armazéns, supermercados, edifícios públicos, privados e quaisquer outros tipos de estabelecimentos, inspecionando-os sistematicamente e fiscalizando suas dependências para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Os porteiros controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encami­nhando-as para os lugares desejados. São também responsáveis por receber hóspedes em hotéis, acompanham pessoas e mercadorias; alem de realizar manutenções simples nos nos locais de trabalho”.

A função de porteiro e vigia de condomínio são bem similares. Os próprios empregadores já restringem o trabalho de porteiro ao ambiente da portaria e o vigia, fica sendo responsável pela ronda.

Ambos tomam conta do estabelecimento, controlam a entrada de pessoas e veículos. Exercem funções básicas de orientações, não sendo responsáveis por intervenções de segurança, já que nenhuma dessas funções requer treinamento armado ou cursos específicos para a função na área.

A diferença entre porteiro, vigia e vigilante, se baseiam no ponto de vista técnico. No caso especifico do vigilante, requer treinamento e licença para o porte de armas, com previsão na Lei 7.102/83, que é endereçada a estabelecimentos financeiros como Bancos, por exemplo, ou qualquer outro local onde são guardados valores ou grande movimentação de numerário.

O Dia Nacional do Vigilante é 20 de Junho e uma das empresas líderes no mercado de Segurança e Serviços, é o Grupo Souza Lima. Com mais de 8 mil funcionários com certificação de segurança, os colaboradores da empresa recebem treinamento de Qualidade Reconhecida.

A profissão em voga exige, além de um bom atendimento, muita atenção. Por isso, o vigia, assim como o porteiro, devem permanecer sempre em alerta. Isso significa que o profissional dessa categoria precisa ter a capacidade de reconhecer as situações ou condições que possam configurar riscos ao patrimônio público ou privado e, principalmente, resguardar a segurança das pessoas.

Fonte: Grupo Souza Lima


Tags:

VEJA TAMBÉM

filtro de óleo

O que é o filtro de óleo e como não deixar que ele atrapalhe sua viagem?

A troca de óleo é uma medida preventiva, que deve ser executada de maneira ...

gps mapa

Eu devo trocar meu GPS por um aplicativo para celular?

Se antes os telefones celulares serviam apenas para fazer ligações, hoje eles oferecem possibilidades ...

OIMC Brasil China

Olimpíada do Conhecimento OIMC 2020 garante viagem até a China

Olimpíadas de Conhecimento sempre despertam interesse, além de serem excelentes oportunidades para as escolas ...

Uma viagem na história do Dia dos Pais

Uma das datas mais prestigiadas no mundo é o Dia dos Pais, porém pouco ...

Conheça o Vila Tertúlia e concorra a uma diária incrível em Gonçalves

A promoção é uma iniciativa do empreendimento imobiliário Vila Tertúlia, em Gonçalves. A cidade faz divisa com ...

Profissionais e estudantes optam por Cursos Flex e Prime de Inglês

Com as novas tecnologias e ferramentas comunicacionais em uso por pessoas de todo o ...