Como economizar gasolina quando ela está acabando?

    Você acaba de sair do trabalho, levando alguns colegas de carona e ainda planeja passar no mercado. O trânsito está intenso. No meio do caminho, o display do carro te alerta que o nível de gasolina chegou à reserva. Você se dá conta de que não há um posto de gasolina próximo a você. E agora? O que fazer para não acabar ficando na mão e nem ser obrigado a pedir para todo mundo empurrar o carro no meio da estrada? Ismael Paim, da Unibras Auto, empresa de proteção veicular, tem boas dicas e vai te ajudar a não precisar passar por esse aperto!

    Para economizar gasolina, é importante abrir mão de algumas coisas

    ”Se o dia não estiver quente, a primeira coisa que se deve fazer é desligar o ar-condicionado”, inicia Ismael. “O equipamento é responsável pelo aumento de até 20% do consumo de combustível. Por isso, já que é pra economizar, vai ser necessário passar para a ventilação natural. Porém, cuidado, pois a aerodinâmica também pode ser um fator prejudicial, caso você esteja a mais de 80km/h.”

    Outra dica passada por ele é sobre evitar acelerar brusca e desnecessariamente, inclusive de forma excessiva. A explicação é que o carro a 100km/h consome cerca de 20% a mais do que precisaria se estivesse a 80km/h.

    Paim também lembra que é importante saber trocar a marcha no momento certo. Afinal, se o motorista não seguir corretamente as instruções do fabricante do carro, ele vai acabar gastando mais do que o necessário. Por isso, é recomendado, antes de tudo, ler o manual do proprietário e saber qual é a velocidade certa para cada mudança de marcha.

    Por fim, o peso carregado dentro do carro também é algo a ser levado em conta. Pela lógica, um carro que carrega mais peso vai precisar de maior aceleração para poder se locomover. E, como já falamos anteriormente, quanto maior a aceleração, maior o consumo. Ismael alerta: “Já foi comprovado que se o carro carregar 40 quilos além do permitido, ele já aumenta o consumo em até 2%. Por isso, se estiver dando carona, tente deixá-los em seus destinos o quanto antes, para aliviar o carro ao máximo.”

    Esteja preparado

    Nunca se sabe quando esses problemas podem acontecer com a gente. Por isso, é recomendado estar sempre preparado. Aliás, já existem no mercado empresas especializadas em proteção veicular, como a Unibras, que tem dentro de seu pacote de serviços o socorro em casos de falta de combustível. “É aquele ditado: é melhor prevenir do que remediar!” – termina, entre risos, Ismael.

    VEJA TAMBÉM

    embreagem e viagem

    Como saber a Calibragem ideal dos pneus para sua viagem?

    Você sabia que pode estar acabando com a vida útil do seu pneu muito ...

    Festival Gastronômico em Santo Antônio do Pinhal

    A natureza é um espetáculo à parte em Santo Antônio do Pinhal. O verde ...

    Inglês para quem vai viajar no exterior

    É verdade que a língua inglesa ocupa uma posição de destaque entre os idiomas estrangeiros. ...

    Por que fazer o alinhamento 3d antes da viagem de carro?

    O alinhamento da suspensão tem como grande objetivo fazer com que a direção não ...

    Estudo Científico sobre Jornalismo Colaborativo é referência no Congresso de Ciências da Comunicação

    Organizado desde 1977, o Intercom reúne todos anualmente, cerca de 3500 pesquisadores, profissionais e ...

    bateria de carro

    Você sabia que sua bateria dura, em média, dois anos? Não fique a pé!

    Quando você coloca uma bateria automotiva em seu carro, é importante saber que ela ...