As temperaturas caíram, mas seu carro está aí, firme e forte, andando e te levando para os lugares que você deseja. Mas será que, no inverno, algo muda no jeito de usá-lo ou mesmo de fazer manutenção? A resposta é sim. Afinal, o frio atrapalha um pouco o motor e sua operação. O especialista e CEO da loja de manutenção automotiva Dinamicar Pneus, Danilo Vasconcelos, explica como seu motor pode ser prejudicado se você ignorar a mudança de clima.

    O primeiro ponto é entender como o motor funciona: “Todo motor tem uma temperatura de trabalho, e essa temperatura está longe de ser fria. Ela normalmente gira em torno de 90 e 100 graus Celsius. Essa temperatura é a ideal para que o óleo tenha sua capacidade total de lubrificação”, explica ele. O segundo ponto é compreender como o óleo frio atua no seu carro: “Quando você liga o carro pela manhã e já sai andando com ele, você está aumentando o giro do motor. Só que, dentro dele, o óleo ainda está resistente, até mesmo endurecido. Ele não tem a mesma capacidade de lubrificação, e pode até mesmo aumentar o desgaste das peças móveis”, completa. Ele ainda explica que o motor frio, por ter uma resistência maior, gasta mais combustível.

    Freios também sofrem!

    Outra parte do veículo que sofre muito são os freios. Por funcionarem por fricção, eles dependem de calor para desempenharem suas funções. Quanto mais frio, pior é o seu desempenho. Isso pode aumentar a distância mínima para frenagem total. Além disso, você tende a aumentar o desgaste dos discos e pastilhas, principalmente.

    O principal é sentir o carro e não forçá-lo. Assim, você melhora o desempenho, sua segurança e ainda economiza a longo prazo com a manutenção e troca prematura de peças. É muito interessante observar esses pontos. Contudo, tenha sempre em mente e até mesmo anotado o tempo de vida útil de peças em relação à quilometragem.

    VEJA TAMBÉM

    bloqueio de diferencial

    Bloqueio de diferencial: o que é essa peça que deixa sua viagem sem limites?

    Quando você, que é amante da estrada, deseja desbravar locais nunca antes explorados, e ...

    embreagem e viagem

    Como saber a Calibragem ideal dos pneus para sua viagem?

    Você sabia que pode estar acabando com a vida útil do seu pneu muito ...

    Sobre Machu Picchu e outras histórias

    Há duas décadas atuando como professor de Inglês e há cinco anos no ICBEU, ...

    Melhores dicas para fotografar sua viagem

    Quem não gosta de viajar? Com o constante avanço da tecnologia nas máquinas digitais, ...

    Casal percorre o Caminho Velho durante as festas de fim de ano

    Dentre as muitas histórias de casais que viajam juntos, há sempre aquelas que se destacam pela relação direta ...

    Autoconhecimento: A maior viagem está em nosso interior

    Neuroplasticidade e Medicamentos Psiquiátricos Sabemos que o Brasil é recordista mundial na prescrição de ...