Flambee - pizza crocante francesa

    A descrição deste prato já deixa com água na boca: Massa fininha e crocante, coberta com um denso creme de queijo e recheada com bacon e cebola. Essa é a receita tradicional desta iguaria francesa que muito se assemelha com a nossa pizza. Típica da Alsácia, região localizada no leste da França (fronteira com alemã e suíça), a Flambée surgiu como uma tradição campesina.

    Na época era comum que cada cidade possuísse seu um padeiro, um forno e um pão característico. E uma única fornada era produzida para todos. Dessa forma, quando o inverno rigoroso chegava e as famílias retornavam do trabalho no campo, os padeiros faziam um pequeno agrado e abriam a massa que sobrava da confecção desses pães. A tradição foi virando festa e se espalhou pelos vilarejos da região. As famílias se reuniam envolta do forno e a Flambée, que era servida inteira, era partilhada para todos.

    No Rio de Janeiro é possível degustar esta iguaria no Flambée, restaurante francês na Barra da Tijuca, que tem seu nome batizado em homenagem ao prato. De acordo com Maria Marta Fragoso, chef do Flambée, o investimento para trazer a tarte Flambée original foi alto. “Vivi mais de 20 anos na região da Alsacia e quis trazer essa tradição na mala. Guardei na memória todo aprendizado da gastronomia francesa, mas trouxe comigo o forno à lenha que faz a Flambée perfeita”, afirmou a chef.

    Curiosidade – Partido à francesa

    A expressão “cortar à francesa” vem da forma como a Flambée era servida. Como as famílias eram sempre numerosas, as peças eram colocadas inteiras à mesa e cortadas em pedaços quadrados e exatamente iguais. Tradição que virou expressão popular comum entre os brasileiros.

    VEJA TAMBÉM

    Cozinha da Mantiqueira

    Chef Anouk Vasconcelos revela os sabores da Serra da Mantiqueira em Santo Antônio do ...

    A temporada de inverno sempre pede um bom vinho

    O vinho possui uma enormidade de fãs no mundo inteiro, e isso não é ...

    Festival do Pinhão

    Santo Antonio do Pinhal sedia 10º Festa do Pinhão, com produções servidas nos restaurantes ...

    Torne-se um membro do Clube Wbeer Bier Hub

    O WBeer.com.br é um site e clube de cervejas que tem o objetivo de ...

    17ª Edição do Festival da Alcachofra

    O XVII Festival da Alcachofra que começa na segunda quinzena de setembro e vai ...

    O principal festival japonês no Vale do Paraíba

    Neste fim de semana, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, ...