Como viajar em segurança com neblina?

    No meio do inverno, volta e meia ouvimos falar de engavetamentos causado por forte neblina nas estradas, principalmente naquelas que passam em regiões serranas. Pensando nisso, Phelipe Campos, que atua na Unibras Auto+, uma associação de proteção automotiva, dá algumas recomendações importantes para conseguir concluir seu passeio tranquilamente.

    Qual nível de luz usar em neblina?

    Já começamos com uma dúvida que ocorre em diversos motoristas. Afinal, qual é a melhor luz a ser usada num trecho onde há neblina na estrada? Phelipe responde: “Quando se está na estrada e não se consegue enxergar muito bem, a sua reação natural é achar que com o farol alto é possível reparar isso. Mas é aí que mora o perigo. A neblina nada mais é que um conjunto de pequenos flocos de água suspensos no ar. Ao usar a luz alta em meio à neblina, a água pode rebatê-la, formando, assim, uma verdadeira parede branca em frente ao motorista, que torna a sua visão muito pior.” Segundo ele, o ideal é acender apenas os faróis baixos e tentar confiar nas faixas da pista: “Definitivamente, tentar enxergar muito além não vai ajudar muito.”

    Cuidados extras com a neblina

    Phelipe também diz que, ao se deparar com um trecho com neblina, o motorista imediatamente deve reduzir a velocidade, para poder ter um melhor controle do carro (vale lembrar que a neblina geralmente vem em épocas chuvosas e que, por isso, as chances de a pista estar molhada são maiores).

    Segundo ele, se a neblina estiver muito forte e a pista for complicada, a melhor alternativa é parar: “O ideal é parar o carro num posto próximo, e não no acostamento, pois isso também pode gerar acidentes, uma vez que os motoristas que estiverem seguindo viagem podem não te ver a tempo de parar.”

    E ele alerta: “É sempre bom, antes de pegar no volante, pesquisar sobre as condições climáticas de todo o percurso, Se os noticiários sinalizarem a possibilidade de neblina, busque por rotas alternativas.” Phelipe conclui que os cuidados, de qualquer maneira, começam na garagem: “Regule sempre os faróis e os para-brisas. Eles vão ser fundamentais para você conseguir prosseguir viagem. E, principalmente, preste atenção ao estado de seus pneus e freios. É neles em que você mais deve confiar na estrada. São eles, junto com o uso do cinto de segurança, que vão ser decisivos para manter você e sua família sãos e salvos.”

    VEJA TAMBÉM

    Fotógrafo de eventos Rogério von Kruger

    Os melhores festivais internacionais de música pela lente de Rogério von Krüger

    Fotografar shows requer preparo, técnica, equipamentos adequados e, principalmente, muita sensibilidade artística. É isso ...

    gps mapa

    Eu devo trocar meu GPS por um aplicativo para celular?

    Se antes os telefones celulares serviam apenas para fazer ligações, hoje eles oferecem possibilidades ...

    embreagem e viagem

    Como saber a Calibragem ideal dos pneus para sua viagem?

    Você sabia que pode estar acabando com a vida útil do seu pneu muito ...

    Por que fazer o alinhamento 3d antes da viagem de carro?

    O alinhamento da suspensão tem como grande objetivo fazer com que a direção não ...

    A experiência do turismo voluntário

    Texto e relato de Lis Lima Por diversas vezes pensei em como seria tocar ...

    pneus mt

    Qual a diferença entre pneus AT, HT, MT e SUV? Saiba qual escolher para sua viagem

    Escolher um pneu pode parecer algo fácil, mas muitas pessoas não têm a menor ...